Tiróide lingual: apresentação de três casos clínicos e revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.34631/sporl.398Palavras-chave:
glândula tiróide, tiróide lingual, tecido tiroideu ectópicoResumo
Introdução: Tiróide lingual é o termo aplicado a uma massa de tecido tiroideu ectópico localizado na base da língua, sobre a linha média. Ocorre por não migração da glândula nas fases iniciais da embriogénese para a sua normal localização cervical, a partir do local de origem. Embora possa permanecer assintomática, pode manifestar-se por disfagia, disfonia, obstrução das VAS ou hemorragia.
Material e Métodos: Apresentação de três casos clínicos diagnosticados e tratados no nosso serviço de 2000-2006 e revisão da literatura.
Resultados: Os casos apresentados, todos do sexo feminino, são funcionalmente hipotiroideus, com ausência de tecido tiroideu cervical. O tratamento cirúrgico (transoral ou via externa), foi reservado para os casos de desconforto excessivo pelo efeito de massa (n=1), crescimento rápido e/ou hemorragia (n=1).
Conclusões: A tiróide lingual é uma entidade clínica rara, provavelmente subdiagnosticada, que deve ser sempre considerada nos casos de tumefacções medianas da base da língua.