Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 8MB)
  • Endereços (URLs) para as referências bibliográficas foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.

Instruções para Autores

A preparação dos manuscritos deve obedecer às regras enunciadas em Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals, JAMA 1997; 277:927-34. Este documento está disponível em www.icmje.org.

Os autores devem enviar os artigos em suporte informático num formato editável em Microsoft Word. As páginas devem ser numeradas, o texto com espaçamento de dois pontos entre linhas, alinhado pela esquerda, com margens amplas e fonte 12.

A primeira página do documento submetido, não numerada, compreenderá:

- Título do Trabalho

- Resumo estruturado em Português, Francês ou Espanhol e em Inglês (máximo de 150 palavras) com a seguinte sequência: Objectivos, Desenho do Estudo, -Material e Métodos, Resultados e Conclusões. Nos casos clínicos apenas será descrito o caso de forma abreviada

- Palavras-chave

- Título abreviado

- O texto do manuscrito (máximo 12 páginas numeradas) deve também dividir-se em: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões (um parágrafo apenas), Agradecimentos, Referências Bibliográficas (máximo 25 citações). Os casos clínicos serão estruturados em: Introdução, Descrição do(s) Caso(s), Discussão e Referências.

 

As Referências devem seguir as normas de Vancouver. Os autores devem ser citados até 4, e se mais de 4 citam-se os primeiros 4 seguido de et al.

As referências devem ser numeradas consecutivamente pela ordem em que são mencionadas no texto. As referências devem ser identificadas na lista de Referências Bibliográficas por números árabes, e no texto do artigo por números em superscript sem parêntesis. Artigos aceites mas ainda não publicados devem ser designados (no prelo /in press). A informação contida em manuscritos ainda não aceites deve ser registada com (Observações não publicadas/unpublished observations).

 

As abreviações dos títulos das revistas devem ser abreviada de acordo com  a abreviatura NLM acessível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog.  

 

ARTIGO DE REVISTA:

1. Eriksson PO, Li J, Ny T, Hellstrom S. Spontaneous development of otitis media in plasminogen-deficient mice. Int J Med Microbiol. 2006 Nov;296(7):501-9.

 

CAPÍTULO DE LIVRO:

2. Manning SC. Surgical Therapy for Sinusitis and Its Complications. In: Cotton RT and Myer CM (Eds.) Practical Pediatric Otolaryngology,

Philadelphia, Lippincott-Raven; 1999:pp405-25.

 

LIVRO COMPLETO:

3. Bluestone CD. Eustachian Tube. Structure, Function, Role in Otitis Media. Hamilton, BC Decker; 2005.

 

REVISTAS ONLINE:

4. Sousa LC, Piza MT, Coutinho-Netto J, Ruiz DB, et al. Biomembrana de látex: novo método para o revestimento da cavidade aberta nas timpanomastoidectomias. RevBras Otorrinolaringol (Online Engl Ed). 2007;73(3):331-6. www.rborl.org.br/conteudo/acervo/acervo_novas.asp?id=3515 Acedido em Julho 1, 2007

 

As Ilustrações e as Respectivas Legendas das Figuras ou Tabelas devem ser inseridas em ficheiros informáticos à parte, como documentos suplementares (formatos JPEG, TIFF, PDF, Word, Excel, Powerpoint), com numeração de acordo com a entrada no texto. Imagens não digitalizadas não serão aceites.

Os artigos que incluam experimentação em humanos devem mencionar a autorização da Comissão de Ética local e o respeito pela Declaração de Helsínquia de 1975 e sua revisão de 1983. As experiências animais devem igualmente indicar o parecer respectivo da Comissão de Ética local.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.