Surdez súbita associada a dissecção espontânea da artéria vertebral
DOI:
https://doi.org/10.34631/sporl.343Palavras-chave:
surdez súbita, vertigem, nistagmo, dissecção da artéria vertebralResumo
A surdez súbita é uma emergência otológica relativamente comum, podendo estar associada a um quadro vertiginoso. Na maior parte dos casos é idiopática. Contudo, em alguns doentes é possível identificar a etiologia. As causas neurológicas centrais geralmente cursam com outros défices, mas por vezes, estes podem passar despercebidos.
Apresentamos o caso clínico de uma mulher de 31 anos que recorreu ao Serviço de Urgência (SU) por início abrupto de vertigem e vómitos durante uma viagem de avião. Algumas horas depois notou o aparecimento de hipoacusia e acufeno direitos. O exame otoneurológico revelou cofose direita e nistagmo. Efectuou RMN que mostrou enfarte no território da artéria cerebelosa postero-inferior (ACPI). Posteriormente efectuou angiografia que demonstrou dissecção da artéria vertebral direita. Foi submetida a tratamento conservador com recuperação parcial da audição e total das outras queixas.
A surdez pode ser explicada nesta situação, por um atingimento da artéria auditiva interna, que tem origem na ACPI, em alguns casos.