HEMORRAGIA ESPONTANEA EM QUISTO TIROIDEU - CASO CLÍNICO

Autores

  • Carla d'Espiney Amaro Serviço ORL - Hospital da Marinha - Lisboa
  • Sara Viana Baptista Serviço ORL - Hospital da Marinha - Lisboa
  • José Croca Serviço ORL - Hospital da Marinha - Lisboa
  • Paulo Vera Cruz Serviço ORL - Hospital da Marinha - Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.34631/sporl.487

Palavras-chave:

Quistos, Tiroide, Hemorragia

Resumo

As tumefacções cervicais quísticas têm comportamento e prognóstico que variam consoante o suo origem, tempo de evolução, natureza e dimensões.

Deve-se excluir os metástases considerando como prováveis sedes de neoplasia as estruturas da faringe, laringe, tiroide, paratiroides, pulmões e glândulas

salivares.

Qualquer tumefacção nos espaços retro ou parafaríngeo pode ocasionar obstrução do tracto digestivo superior ou compressão traqueal.

A hemorragia, devido à sua evolução rápida, pode comprometer a vida do doente.

Casos de hemorragia espontâneo em quistos tiroideus são raros.

Os autores apresentam o caso clínico de uma jovem com instalação súbita de tumefacção cervical indolor condicionando dispneia, em relação com nódulo da tiroide exclusivamente quístico, de conteúdo sero-hemático, bem como o tratamento instituído.

Neste trabalho apresenta-se uma retrospectiva dos casos de massas cervicais que ocorreram no Hospital do Marinho (HM) nos anos de 2001 o 2005 não havendo registos de hematomas tiroideus neste período.

Downloads

Como Citar

d'Espiney Amaro, C., Viana Baptista, S., Croca, J., & Vera Cruz, P. (2006). HEMORRAGIA ESPONTANEA EM QUISTO TIROIDEU - CASO CLÍNICO. Revista Portuguesa De Otorrinolaringologia-Cirurgia De Cabeça E Pescoço, 44(2), 193–199. https://doi.org/10.34631/sporl.487

Edição

Secção

Caso Clínico