NARIZ EM SELA E VASCULITE DE WEGENER
DOI:
https://doi.org/10.34631/sporl.424Palavras-chave:
Nariz em selo, vasculite de Wegener, RinoplastiaResumo
OBJECTIVO:
O nariz em selo é uma deformidade nasal que resulta da falta de suporte estrutural, observado sobretudo o nível do seu terço médio. Uma das causas é a vasculite de Wegener, ainda que pouco frequente. Faz-se uma revisão do mecanismo de formação do nariz em selo, com especial atenção para os processos resultantes de uma vasculite. Posteriormente apresentam-se 3 casos referentes a pacientes com vasculite de Wegener submetidos o rinoplostio.
PACIENTES E MÉTODOS : São apresentados 3 casos, com discussão da história clinica e do exame rinológico, avaliação funcional e estética, com posterior descrição da estratégica cirúrgica adoptada.
RESULTADOS: Os 3 pacientes apresentavam nariz em selo, resultante de vasculite de Wegener, de gravidade diferente . Após remissão completa da doença foi realizada rinoplastia de aumento. Foram realizadas abordagens conservadoras (incisão intercotilagínea em paciente e incisão vertical na columela em 2 pacientes) e utilizados enxertos para correção (cartilagem auricular em 2 pacientes e Silostic® em 1 paciente). São apresentados fotografias pré e pós operatórias.
CONCLUSÃO: A vasculite de Wegener tem especificidade para os territórios ORL. Quando não é diagnosticado precocemente podem surgir complicações, como o nariz em selo. A correcção deste continua a ser um desafio para o rinologista, com a rinoplastia de aumento a ter contornos especiais nestas situações.