Manual do Revisor

   O primeiro passo para o Revisor consiste em receber um e-mail com o convite do Editor para rever a qualidade científica de um artigo submetida à revista em questão. Para aceitar ou recusar esta tarefa, terá que entrar no sistema, onde lhe aparecerá uma Tarefa, no canto superior esquerdo em Tarefas.

  Quando acede à submissão que lhe foi designada para revisão, encontram-se visíveis quatro passos onde lhe irá ser solicitada toda a informação pretendida.

No primeiro passo, terá acesso aos metadados do artigo a que o editor lhe deu acesso. Caso tenha sido selecionada revisão cega ou duplamente cega, não saberá o nome do autor. No final da página terá que decidir se aceita ou recusa a revisão do documento, e só a partir daí poderá seguir para o segundo passo.

Ainda nesta página, poderá controlar o tempo que tem para registar a sua decisão de aceitar ou recusar a revisão e para enviar os seus comentários e recomendação de decisão editorial.

No passo 2. Diretrizes de Revisão terá disponíveis as instruções de revisão definidas pela revista.

No passo 3. Descarregar e Rever, tem duas caixas de texto onde pode inserir comentários, uma para o Autor e Editor e outra apenas para o Editor. Por outro lado, se o editor tiver definido um formulário de revisão, serão as perguntas pré-definidas do formulário que estarão disponíveis neste passo. Pode ainda, em alternativa, ou como complemento, transferir um documento com os seus comentários.

No final da página, terá que emitir uma recomendação, onde terá várias opções para escolha: Aceitar; Correções obrigatórias; Submeter novamente para revisão; Enviar a outra revista; Rejeitar; Ver comentários.

  E no último passo, temos o processo de revisão terminado! A submissão foi enviada de volta para o editor, para este emitir a sua Decisão Editorial.

Pode ser chamado a realizar uma segunda ronda de revisão, os passos serão iguais.