Microcirurgia assistida por laser CO2: Análise dos últimos 6 anos no tratamento de neoplasias da laringe no Hospital de Egas Moniz
DOI:
https://doi.org/10.34631/sporl.672Palavras-chave:
Laringe, neoplasia, cirurgia, LASER CO2Resumo
Objetivos: Descrever os resultados do tratamento cirúrgico das neoplasias da laringe operadas por microcirurgia da laringe assistida por LASER CO2, com especial enfâse na análise da eficácia do tratamento, sequelas e sobrevida.
Material e Métodos: Análise retrospectiva de uma série de 29 doentes com neoplasia da laringe operados entre 2009 e 2015 no Hospital de Egas Moniz por microcirurgia assistida por LASER.
Resultados: Os tumores localizavam-se na laringe (29) e foram classificados como Tis (2 casos), T1 (17 casos) e T2 (10 casos). Realizaram-se 28 cordectomias (26 doentes), 3 supraglotectomias, todas com margens cirúrgicas negativas. No seguimento faleceram 3 doentes (2 não relacionados com a doença e 1 por metástases pulmonares); registou-se uma recidiva ganglionar. No pósoperatório 3 doentes desenvolveram sinéquia da comissura anterior (assintomática) e 2 disfagia (1 transitória e 1 persistente).
Conclusões: A microcirurgia assistida por LASER permite a exérese de tumores da laringe com eficácia e comprometimento funcional limitado.