IMPORTANCIA DA ANALISE CEFALOMETRICA NO DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

Autores

  • Rui Costa e Sousa Assistente Hospitalar de Cirurgia Maxilofacial. Aluno do Mestrado de Cirurgia Ortognática da Faculdade de Medicina do Universidade do Porto
  • José Amarante Director do Serviço de Cirurgia Plástica e Maxilofacial - Hospital de S. João

DOI:

https://doi.org/10.34631/sporl.493

Palavras-chave:

Apneia do Sono, Análise Cefalométrica, Roncopatia, Dismorfias Craniofaciais

Resumo

A síndrome do apneia obstrutivo do sono (SAOS) é uma doença caracterizada por episódios repetitivos de obstrução das vias aéreas superiores com microdespertores e dessaturação da hemoglobina.

Está com frequência no sua origem a instabilidade da potência da via aérea superior (VASJ, relacionado com alterações de ordem estrutural e/ou funcional do envolvente.

A dualidade etiológica apontada deve perspectivar sempre uma metódica pesquisa diagnóstica.

A endoscopia faríngea com manobra de Müller e a análise cefalométrica do Rx do perfil cranio-facio-cervical são por isso exames indispensáveis na completa avaliação do paciente com SAOS.

O primeiro, facultando uma avaliação interna e dinâmica, permite avaliar todo o VAS nessa dimensão.

A análise cefalométrica tem sido assim considerada um imprescindível método diagnóstico nesta doença, porque permite identificar alterações cranio-faciais, que podem predispor os pacientes ao colapso dos VAS.

O propósito desta revisão é apresentar algumas alterações anatómicas possíveis de identificar através deste exame.

Com esse pressuposto, eleva-se o nível do pesquisa da etiologia da doença e contribui-se para aumentar a eficácia da sua resolução terapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Costa e Sousa, R., & Amarante, J. (1). IMPORTANCIA DA ANALISE CEFALOMETRICA NO DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO. Revista Portuguesa De Otorrinolaringologia E Cirurgia De Cabeça E Pescoço, 44(4), 357-364. https://doi.org/10.34631/sporl.493

Edição

Secção

Artigo Original