Fenestração da Válvula de Hasner - Uma alternativa mais simples à dacriocistorrinostomia endoscópica no tratamento de epífora persistente em crianças

Autores

  • João Pedro Araújo Hospital CUF Descobertas
  • Ana Jardim Hospital CUF Descobertas
  • João Subtil Hospital CUF Descobertas
  • Teresa Matos Hospital CUF Descobertas
  • José Saraiva Hospital CUF Descobertas

DOI:

https://doi.org/10.34631/sporl.378

Palavras-chave:

obstrução congénita do canal nasolacrimal, epífora, dacriocistorrinostomia endoscópica, vávula de Hasner

Resumo

Objetivo: Descrição de técnica cirúrgica usada pelos autores na resolução de obstrução congénita do canal nasolacrimal em crianças – fenestração da válvula de Hasner por via endoscópica endonasal. Apresentamos casuística, taxa de sucesso e complicações.

Material e Métodos: Foram operadas 6 crianças entre 2013 e 2014, com idades entre 2 e 4 anos, com epífora persistente ou dacriocistites recorrentes resistentes a tratamento conservador e sondagem.

Técnica: identifica-se a válvula de Hasner por via endoscópica endonasal e a membrana imperfurada é aberta usando um bisturi de Rosen e depois alargada. Posteriormente irriga-se a via lacrimal confirmando-se a sua permeabilidade. Resultados: Nos 6 casos foi obtido sucesso, confirmado na cirurgia e pela resolução de sintomas. Não se registaram complicações.

Conclusão: A dacriocistorrinostomia, externa ou endonasal, é o tratamento padrão para epífora persistente resistente a sondagem. Apresentamos aqui uma técnica alternativa igualmente eficaz, mas mais simples e segura que estes procedimentos mais invasivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-08-20

Como Citar

Araújo, J. P., Jardim, A., Subtil, J., Matos, T., & Saraiva, J. (2018). Fenestração da Válvula de Hasner - Uma alternativa mais simples à dacriocistorrinostomia endoscópica no tratamento de epífora persistente em crianças. Revista Portuguesa De Otorrinolaringologia E Cirurgia De Cabeça E Pescoço, 55(4), 179-182. https://doi.org/10.34631/sporl.378

Edição

Secção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>